quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Em 1995, Bernie Dodge, professor de tecnologia educacional da San Diego State University (SDSU), nos Estados Unidos, desenvolveu um formato de lições baseadas na WWW (World Wide Web) que chamou WebQuest. "Quest" quer dizer pesquisa, exploração ou busca. "Web" significa rede e se refere à World Wide Web, um dos componentes da Internet.

O que seria realmente:

Bernie Dodge e Tom March desenvolveram um tipo de plano de aula que incorporou links, um cenário e uma tarefa, normalmente um problema para resolver ou um projeto para completar. Eles informaram aos alunos quais os recursos de Internet)sites) e desafiaram os alunos a analisar e sintetizar as informações e apresentar suas próprias soluções ao problema proposto.

Para Dodge uma WebQuest era:

... uma atividade orientada para a pesquisa na qual algumas ou todas as informações com as quais os estudantes interagem vêm de fontes na Internet...

Desde então, esta metodologia foi adotada e adaptada por professores dos mais diversos lugares, especialmente nos Estados Unidos. Lamentavelmente no Brasil a produção ainda é muito limitada.

Mas, estamos aqui para aprender e montar nossa primeira WebQuest utilizando um blog.
Portanto construiremos um BlogQuest.

Apostamos nesta estratégia para se promover a chamada alfabetização tecnológica na sala de aula. O que desejamos é aproveitar os recursos da internet de forma organizada e produtiva, garantem um uso mais responsável da Internet em nossas escola.

Queremos que nossos alunos naveguem além da busca de informações. Queremos que eles analisem os diversos recursos e usem suas habilidades como criatividade e pensamento crítico para encontrar soluções para um dado problema.

Um BlogQuest permite as seguintes competências:

  • O SABER- conhecimento;
  • O SABER - FAZER - as habilidades;
  • O SABER SER - as atitudes;
  • OS RECURSOS - o uso responsável da Internet.
UM ARCO-ÍRES PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS UTILIZANDO A INTERNET.
ESTA É A PROPOSTA.

Nenhum comentário: